É um sucesso, mas Nintendo recebe só migalhas

Notícia fez com que valor em bolsa da empresa desse um trambolhão

O êxito do Pokémon Go é, por esta altura, indubitável, mas a Nintendo não lucrará tanto quanto se poderia pensar com este estrondo.

Numa carta aos seus investidores, a empresa liderada por Tatsumi Kimishima admite que não receberá diretamente as receitas geradas pela tendência dos jogos de telemóvel, o que a terá levado a perder, esta segunda-feira, quase sete mil milhões de dólares (pouco mais de seis mil milhões de euros) - 18% - no mercado de ações.

Desde o lançamento do Pokémon Go, a 6 de julho, o valor de mercado da Nintendo escalara: em pouco menos de um mês, subira mais 12 mil milhões de dólares (quase 11 mil milhões de euros), o que significa que a queda de hoje (a maior desde 1990, segundo a Bloomberg) não é tão crítica para a companhia como parece à primeira vista.

Segundo explica o comunicado enviado aos investidores, a Nintendo não desenvolveu ou publicou o popular jogo de realidade aumentada. A lendária empresa detém, contudo, 32 por cento da The Pokemon Company, a companhia encarregue da distribuição e licenciamento do franchise e que, por sua vez, receberá apenas uma compensação pela sua colaboração e os custos de licença da empresa responsável pelo jogo, a Niantic.

À Nintendo chegará por isso apenas 32 por cento da referida compensação: uma fatia certamente muito pequena no amplo bolo que serão as receitas geradas por este produto sensação.
A lendária empresa tem, porém, alguma participação na Niantic, tendo investido, em conjunto com a Google, quase 30 milhões (pouco mais de 27 milhões de euros) de dólares, enquanto o Pokémon Go era desenvolvido, relembra a Engadget.
O negócio do jogo não se fica por aqui, no entanto. A empresa vai investir no mercado dos acessórios, estando já a planear o lançamento de uma peça plástica conectada através de Bluetooth ao smartphone que vibra e se acende quando os jogadores encontram PokéStops ou monstros virtuais.
O Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada, no qual os utilizadores têm de encontrar as conhecidas criaturas virtualmente espalhadas por um vasto domínio geográfico. A aplicação também está disponível em Portugal para dispositivos iOS e Android.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-presidente Lula manda recado para William Bonner

TOP 10 Pokémons mais poderosos no Pokemon Go

ASDASDSDSDSDD