Machadinho: Audiência pública detalha implantação do Linhão

Rondônia, 30 de Outubro de 2014

Ferramentas e Abrazivos

Política

Postado em 17/12/2012 17:39 h | Fonte: Veja Noticias

Machadinho: Audiência pública detalha implantação do Linhão




Machadinho: Audiência pública detalha implantação do Linhão

O projeto de implantação da Linha de Transmissão de energia na região de Machadinho D´Oeste foi tema de audiência pública realizada nesta sexta-feira (14). O evento aconteceu no Centro Cultural Marinha Andrade Rocha, em Machadinho e foi promovido pela Eletrobrás em parceira com a prefeitura municipal. O Projeto apresentado prevê a construção de subestações de Linha de Transmissão em tensão de 138 KV e irá interligar os municípios de Theobroma, Vale do Anari, Machadinho e Cujubim ao Sistema Nacional de Energia (SIN). A rede principal está localizada na BR-364 no município de Jarú. O evento reuniu um grande número de participantes de Machadinho e região, além de várias autoridades e representantes da Eletrobrás.

Esteve presente na audiência, Efraim Cruz, representante da presidência da Eletrobrás/RJ; Evaldo Ferreira, Gerente do Departamento Regional da Eletrobrás/RO; o prefeito municipal Marinho da Caerd (PV); deputado federal Carlos Magno (PP/Ouro Preto); deputado estadual Saulo Moreira (PDT/Ariquemes); o presidente da Câmara Municipal Lourival José Pereira (PTB); a Promotora Pública Fernanda Alves Pöppl; a Juíza do Trabalho Andrea Alexandra Barreto Ferreira; o vice-prefeito Celso Coelho (PMDB); vereador Eustácio Salomão (PSL); vereador Ezequiel Júnior (PSDC); João Gabriel, presidente do Conselho Municipal de Administração, além de representantes do comércio local, presidentes de associações e secretários do município.

Na audiência pública foram expostos os detalhes sobre o projeto além de ter se aberto espaço para a população tirar dúvidas ou opinar sobre o empreendimento. “A audiência é um momento democrático, propício para colher informações da sociedade, apresentar os Estudos e debater as maiores necessidades. Esta audiência foi muito rica nesse sentido”, destacou Marinho da Caerd, prefeito municipal.

A Linha de Transmissão a ser implantada vai operar em tensão de 138 kV (138.000 volts) e possuirá quatro subestações, uma em cada município contemplado.

De acordo com Efraim Cruz, Diretor Geral da Eletrobrás/RO o empreendimento encontra-se em fase final do levantamento de campo e será iniciada imediatamente a parte de topografia para conclusão final do projeto. Com isso será possível à realização da licitação para contratar a empresa que irá executar a implantação do Linhão. Efraim informou que as obras em si deverão ter início no mês de abril do próximo ano. Os custos estimados para execução da obra serão em torno de 122 milhões de reais, sendo que a maior parte deste recurso será destinada a Machadinho, por ser o maior polo.

Esse projeto vai trazer vários benefícios, entre eles, a queda do valor das taxas e ainda a redução potencial de riscos ambientais ao substituir a nossa matriz de produção de energia que hoje considera o uso de combustível.

A pedido do prefeito municipal também foram tratados de assuntos referentes ao Programa Luz Para Todos, rede de distribuição para os distritos, principalmente a que contempla o distrito Entre Rios. O representante da Eletrobrás informou que tanto a empresa responsável pela implantação da energia nos distritos 5º Bec e Estrela Azul quanto a que estava realizando as obras do Programa Luz Para Todos abandonaram os contratos, devendo ser realizadas novas licitações já no início de 2013, devendo as obras serem retomadas até meados do mês de abril. Foi repassado ainda que as 30 casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida serão atendidas com implantação de energia até final de janeiro. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Eraldo Barbosa, a prefeitura aguarda apenas a instalação da energia nessas casas para efetuar a entrega aos beneficiários.


Fonte: Conexãoamazonia

Fonte: Assessoria



Conteúdo Relacionado

Galeria(s) de Fotos

Vídeo(s)

  • Não existe vídeo relacionado

Contato

Desenvolvido por:

W7BR Soluções em Tecnologia